quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dicas de Iluminação

Iluminação adequada
        Um projeto de iluminação bem elaborado valoriza qualquer espaço, tornando-o funcional e decorativo. 

        A sala de estar é a área nobre da casa e por isso deve oferecer a oportunidade de criar várias atmosferas no ambiente, possibilitando tanto encontros íntimos com familiares, quanto uma reunião com amigos. O ideal é usar uma iluminação geral no teto e ter a opção de luz direcionada em objetos decorativos ou em parede especial (com revestimento / papel de parede).
        
        Lugar para descanso e repouso, a iluminação dos quartos precisa ser acolhedora e aconchegante, não deve ser dirigida para a cama, dessa maneira não ofuscando quem está deitado. Como iluminação auxiliar podem ser usados abajures e luminárias de mesa. Não se esqueça de iluminar bem a área próxima ao guarda roupa ou closet.
        
        A boa iluminação da cozinha é uma garantia de segurança, pois nela utiliza-se facas e objetos cortantes,  por isto a iluminação deve ser distribuída nas áreas de trabalho (pia, balcão e fogão) e ter uma luz geral agradável e acolhedora. Na mesa de jantar utilize uma luminária pendente sobre a mesa, criando assim um espaço íntimo onde as pessoas possam conviver ao redor da mesa.

        Nos banhos é fundamental ter uma boa luminosidade, tanto na iluminação geral, como nos espelhos, o ideal é dividir a luz em suas laterais evitando sombras no rosto para fazer barba ou maquiagem.

        Nas circulações e hall de entrada, uma iluminação decorativa é suficiente, já que se trata de ambientes de passagem, boas alternativas são o uso de arandelas decorativas, balizadores ou iluminação em parede especial.

Dica: Arquiteta Fabíola Lopes