quarta-feira, 24 de março de 2010

Mais informações para você nosso visitante

O Salão Design 2010, que ocorre em Bento Gonçalves, em paralelo à Movelsul, de 22 a 24 de março, servirá de palco para o lançamento de mais uma edição do Concurso de Design Masisa para Estudantes.

23/03/2010, Última atualização em 23/03/2010
Tamanho da letraDiminuir Fonte Aumentar Fonte

Aberto a profissionais recém-formados e estudantes de terceiro grau dos cursos de arquitetura, design e áreas afins, o Concurso este ano é voltado à elaboração de móveis que contemplem, além do aspecto estético e funcional e da possibilidade de fabricação em escala, também a sustentabilidade e a inovação. O prazo para o envio de projetos, que devem ser inéditos, vai até 30 de junho de 2010. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.masisa.com, onde também está disponível o regulamento do Concurso.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por um júri de especialistas em design e na produção industrial de móveis. Eles pré-selecionarão 12 projetos para participar da final nacional do Concurso. Os autores destes projetos receberão gratuitamente a matéria-prima Masisa necessária para fabricação do protótipo em uma das indústrias ou loja Placacentro que apoiam a iniciativa. A seleção final dos vencedores será feita a partir dos protótipos construídos. Segundo o diretor de marketing da Masisa, Rodrigo Camargo, o objetivo da iniciativa é incentivar, entre os jovens, o surgimento de novos talentos. “O Concurso é também uma forma efetiva de aproximar o meio acadêmico da indústria, gerando benefícios para ambas as partes. Por um lado, a iniciativa ajuda a promover a inovação no desenvolvimento de soluções mais inteligentes e eficientes, por meio do design. Por outro, permite aos estudantes, desde cedo, conhecer de perto as características da produção industrial”, afirma.

Para serem aceitos, os projetos devem ter como matéria-prima principal os produtos Masisa, combinados ou não a outros materiais. Este ano, poderão ser usados os painéis MDPremium (Medium Density Particleboard) e Masisa MDF (Medium Density Fiberboard), com ou sem revestimento melamínico.

Uma iniciativa bienal, o Concurso de Design Masisa para Estudantes foi lançado no Brasil em 2003 e, desde que passou a ser realizado paralelamente em diversos países da América Latina, movimenta cerca de mil estudantes a cada nova edição. Este ano, participam estudantes da Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela. No Brasil, o Concurso conta com patrocínio do IED (Istituto Europeo di Design) e apoio das lojas Placacentro e das principais indústrias de móveis do País.

Brasil sediará final internacional

O finalista de cada país participante da edição 2010 recebe passagens para Brasília (DF), para visitar a Casa Cor e participar da final internacional. O finalista brasileiro ganha ainda uma bolsa integral de pós-graduação em uma das escolas do IED Brasil. Já o vencedor da fase internacional será premiado com passagens de ida e volta para visitar o Salão do Móvel de Milão 2011, na Itália. “A cidade de Brasília foi escolhida para sediar a final internacional do Concurso em reconhecimento à comemoração de seu cinquentenário – que ocorre no mesmo ano do cinquentenário da fundação da Masisa, no Chile – e também por abrigar obras arquitetônicas de expressão internacional”, explica Camargo.



Fonte: Lize Küster Gevaerd